quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O que é a biomassa?

Biomassa pode ser definida em dois conceitos.
Se estivermos a falar de produção de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.

Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis domoram um longo período, relativamente à escala humana, para se renovarem.
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico, a gaseificação ou a fermentação, entre outros

A biomassa, na verdade, sempre foi utilizada pelo homem como combustível para geração de energia se considerarmos a lenha, que é usada desde o começo das civilizações (porém não para gerar electricidade…), e o gás natural (CH4) muito utilizado na Europa, por exemplo.
A questão é que de há uns tempos para cá, com o aumento da preocupação relativa ao efeito estufa, o uso da biomassa como forma de obter energia limpa e barata vem representando um enorme atrativo principalmente para as indústrias

Sem comentários:

Enviar um comentário