quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Biocombustíveis- o que são?

O debate sobre o uso de biocombustíveis está cada vez mais em voga, pois já practicamente toda a gente tem noção que os combustíveis fósseis, os mais utilizados, não são renováveis e as reservas de matéria-prima destes só tendem a diminuir e terminar. Além disso, são extremamente poluidores e causam sérios desequilíbrios no ambiente.

Mas o que são os biocombustíveis?
São materiais biológicos que, quando em combustão, possuem a capacidade de gerar energia para realizar trabalhos. É certo que praticamente todo material biológico gera energia, tal como por exemplo como a fruta que comemos ou os óleos que usamos para fritar.
Mas aqui vou me concentrar naqueles com potencial combustível de interesse econômico - a energia para queimar é inferior à energia que gera posteriormente - e as suas conseqüências no ambiente.

Olimpíadas das energias renováveis

Não fomos apurados para a 3ª e última fase da competição. Em relação à votação do público fomos um dos menos votados( ficámos em 18º em 20 participantes), mas em relação aos votos do júri ficámos em 11º. A final já se realizou e quem saiu vencedor foi o Grupo Green TIC Watt da Escola Profissional de Felgueiras ...Em relação à votação do júri penso que foi relativamente justa, pois havia vídeos bastante bons a competir com o nosso, sendo que, na minha opinião e sem querer parecer pouco ambicioso, ficar em 11º nem foi tão mau quanto isso. E como termina aqui a nossa participação, as olimpíadas passam a ser a partir de agora um assunto encerrado.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Olimpíadas das energias renováveis

Hoje é o dia em que sabemos quais os cinco grupos que passam à fase final da competição. São dez júris a votar, sendo que um deles é o público. Na votação do público ficámos um pouco mal classificados(18º) com 151 votos( e 50 convites...).
Em relação à votação do público foram detectadas muitas irregularidades na votção dos vídeos, fazndo alguns grupos "batota" para dobrarem ou triplicarem os seus votos.
Recebi um e-mail da APEA, que dizia o seguinte:

"Foram detectadas irregularidades na votação dos vídeos, nomeadamente na utilização de um site de criação de e-mails. Essas irregularidades estão a ser corrigidas pela comissão organizadora das Olimpíadas da Energia e Alterações Climáticas.
Para que os grupos vencedores se possam preparar melhor para a finalíssima a organização decidiu alargar os prazos desta última eliminatória. Assim:

1) A votação do público termina a 28 de Janeiro de 2010.

Reforçamos a informação de que o voto do público não é decisivo, contando apenas como 1 dos 10 júris.

2) Dia 3 de Fevereiro sairá os resultados dos 5 grupos que vão à finalíssima, bem como as instruções para a última prova.

3) A finalíssima e entrega dos galardões realizar-se-ão em Viana do Castelo a 20 de Fevereiro e incluirá uma visita à fábrica onde são fabricados os aerogeradores."

Em relação à nossa passagem estou confiante que iremos chegar à final, isto porque penso que o nosso vídeo está bastante criativo e original.Além disso ele é totalmente "nosso", já que fomos nós que fizemos todas as partes do vídeo, não retirando nada de outros vídeos já existentes, como aconteceu com outros grupos...
Tudo vai depender do critério e dos parâmetros dos nove júris.